Pamonha, canjica, bolo de milho, pé de moleque, bolos diversos, salgados de forno, pão de queijo, cuscuz incrementado e creme de galinha com acompanhamento de sucos e café, esse foi o cardápio servido nessa quarta-feira (25), durante a comemoração junina dos pacientes e acompanhantes do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.
O cardápio típico junino foi preparado pela equipe de Nutrição da unidade. Quem não pôde ir à recepção do hospital, onde estava a mesa com as iguarias, recebeu o lanche nas enfermarias.
Para Dorivan de Oliveira, acompanhante da esposa, Dona Nezita, paciente que faz tratamento na unidade desde 2023 por causa de um câncer de colo de útero, o momento foi bastante proveitoso.
A gente não encontra uma comemoração desta em hospital nenhum. E isso é maravilhoso porque a gente sai da realidade da doença e se diverte um pouco. Aliás, a equipe daqui, do vigilante ao recepcionista, até os médicos e enfermeiros, todos nos tratam muito bem e essa ação demonstra esse carinho”, disse.
Para a paciente Marinalva Teles dos Santos, moradora do município de Desterro, a comemoração foi uma surpresa que a emocionou.
Foi tudo muito bom para animar todos nós. Gostei muito. A gente pensa que num hospital não vai se alegrar, mas hoje foi diferente e muito bom”, relatou Marinalva, elogiando não apenas a comemoração surpresa, mas também o atendimento da unidade.
Aqui, todos nos tratam muito bem”, reiterou ela que não fez seu tratamento no Hospital do Bem, mas precisou ser internada na unidade para acompanhamento e exames.
A proposta era levar alegria para nossos pacientes, aguçando o paladar e apetite que ficam muito comprometidos com o tratamento oncológico, além de festejar a data, assim elaboramos um cardápio com iguarias irresistíveis e diversificadas, doces e salgadas, para festejar com eles a comemoração mais tradicional do Nordeste que é o São João”, explica o coordenador da Nutrição do Hospital Regional de Patos, Thiago Viana.
Além dos pacientes, os acompanhantes e profissionais que estavam de serviço puderam degustar das delícias da culinária junina e comemorar o São João mesmo estando em um hospital.
Assessoria