Patos

Acontece nos dias 3 e 4 de julho, no Centro de Treinamento Diocesano do Santo Antônio, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano traz como tema ‘20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência’.

A conferência promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação convida a sociedade a refletir sobre os avanços, os desafios e, principalmente, a resistência necessária para manter viva essa política pública essencial.

A etapa municipal é resultado de um processo participativo que incluiu pré-conferências realizadas nos equipamentos da rede socioassistencial, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro Pop, voltado ao atendimento da população em situação de rua. Nesses espaços, usuários contribuíram com propostas que serão levadas à plenária final da conferência.

Com a participação dos segmentos de usuários, trabalhadores do SUAS, entidades da sociedade civil e representantes governamentais, a conferência será um espaço de escuta, articulação e proposição.

O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enfrentando desafios e garantindo que a política pública continue sendo um direito assegurado àqueles que mais precisam.

O Conselho está com grande expectativa. Esperamos uma conferência produtiva, com apresentação de propostas direcionadas às três esferas de governo — municipal, estadual e federal. Precisamos, cada vez mais, de um SUAS fortalecido e resistente, pois sabemos que essa política muitas vezes é alvo de tentativas de enfraquecimento”, destacou a presidente do CMAS, Kézia Naara.

A presidente ainda relatou que com um número expressivo de inscritos, a expectativa é que a 11ª Conferência seja, mais uma vez, um marco de construção coletiva, mobilização social e resistência em defesa dos direitos socioassistenciais.

Secom – Prefeitura de Patos

Compartilhe: