Patos

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, promoveu nesta semana para os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP uma oficina de pintura e grafite com o artista visual Roberto Nass.

A atividade teve como foco o aprendizado artístico, a valorização das histórias de vida e a construção coletiva de um painel que represente a identidade e os sonhos dos participantes.

A coordenadora do Centro POP, Lídia Fernandes, explicou que a oficina vai além da arte: é uma ferramenta de inclusão social e oportunidade profissional.

É uma oportunidade que eles estão tendo de aperfeiçoar e de aprender uma nova habilidade. Isso abre uma perspectiva de inclusão no mercado de trabalho, favorecendo a possibilidade de gerar renda a partir da arte de rua, que é algo tão importante e que tem crescido a cada dia”, afirmou.

O artista visual, Roberto Nass, destacou que esta é sua primeira experiência no Centro POP e reconheceu a potência do espaço e do público envolvido.

É uma outra realidade da que eu já venho com outras oficinas, com adolescentes, com crianças. Mas ao mesmo tempo é um público que se envolve bastante. Durante o processo, a gente percebe o quanto eles se sentem bem em participar, em se sentir úteis, contribuindo com o painel. E eu acho que arte é isso: é juntar pessoas, é troca de ideias”, enfatizou.

A oficina é também um espaço de escuta e troca de experiências. Segundo Roberto, cada elemento inserido no painel é fruto de conversas e reflexões com os participantes.

Durante esse processo, a gente fala sobre expectativas, sobre o que seria legal colocar e por que. Vamos entendendo a história deles e percebendo o quanto eles querem participar”, falou.

O painel em construção traz como imagem central a figura de um homem segurando uma carteira de identidade, símbolo de cidadania e recomeço. 

A identidade é o início para muita coisa: para o trabalho, para uma nova vida. Muitos tiram a identidade aqui com a esperança de uma nova trajetória, uma nova conquista, não só para si, mas também para suas famílias”, concluiu Roberto Nass.

Além da oficina, a ação contou com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que esteve no local atualizando a carteira vacinal dos usuários, promovendo o cuidado integral e reafirmando o compromisso intersetorial com os direitos da população em situação de rua.

Secom - Prefeitura de Patos

Compartilhe: