O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, neste final de semana (4 a 6), ficou marcado pelo atendimento de 314 pessoas e pela realização de 13 cirurgias de urgência.
Foram cinco procedimentos ortopédicos, quatro gerais, três vasculares e um urológico. No período, 61 pessoas precisaram ser internadas após consulta médica para observação e cuidados posteriores ao atendimento emergencial.
Durante o plantão, que começou às 18h da sexta-feira (4) e terminou à meia-noite do domingo (6), o hospital recebeu ainda 27 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 20 delas com acidentes envolvendo motos, seis com carros, uma por atropelamento e outra vítima que caiu de bicicleta.
Além de Patos, que teve o maior número de vítimas, a unidade recebeu acidentados de Cacimba de Areia, Cajazeirinhas, Condado, Cacimbas, Catingueira, São Mamede e Vista Serrana.
Foram 88 atendimentos na sexta-feira (4), mais 108 no sábado (5) e outros 118 no domingo (6). A causa de maior procura pelo serviço foi de pacientes se queixando de dores, com 48 casos, seguido de pessoas que sofreram quedas, com 32 registros e de traumas, com 15 ocorrências.
Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 14 pessoas com dispneia, outras 14 que foram mordidas por cachorro e gatos, 13 com crise hipertensiva e outras 13 com mal-estar, além de seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quatro de agressão física, dois pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ainda um por tentativa de suicídio.
Assessoria