Patos

O ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia e ex-candidato à Prefeitura do município nas eleições de 2024, Netto Lima (MDB), foi exonerado da Prefeitura de Patos por faltas recorrentes ao trabalho. A decisão foi formalizada por meio de um termo de rescisão contratual, assinado pelo secretário municipal de Saúde, Leônidas Medeiros.

Netto Lima ocupava o cargo de enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS) Diego Camboim, em Patos, com contrato firmado desde 15 de maio de 2025. No entanto, segundo a administração municipal, o profissional vinha descumprindo, com frequência, sua carga horária, o que acabou comprometendo o funcionamento regular do serviço de Atenção Primária à Saúde.

A rescisão contratual foi feita por ato unilateral da Administração", destacou o documento que oficializou a medida.

Entre os motivos citados pela Secretaria de Saúde para o rompimento do vínculo estão:

  1. Descumprimento da carga horária mínima exigida de 40 horas semanais, conforme estabelece a Política Nacional de Atenção Básica;
  2. Ausência injustificada em 11 dias úteis ao longo de um período de apenas dois meses e oito dias;
  3. Incompatibilidade de horários para o exercício de outro cargo, o que inviabilizava o cumprimento das obrigações em Patos;
  4. Conduta classificada como "desídia", ou seja, negligência reiterada no desempenho das funções.

A exoneração de Netto Lima ocorre menos de um ano após sua candidatura à Prefeitura de Santa Luzia, na qual foi derrotado. O episódio marca mais um revés na trajetória política e profissional do jovem ex-vereador, que também enfrentou críticas durante sua gestão à frente da Câmara Municipal de Santa Luzia, quando inaugurou a reforma da sede da Casa Dr. Francisco Seraphico da Nóbrega Filho de forma inacabada.

Poder Paraíba 

Compartilhe: