Patos

A Prefeitura de Patos recebeu, na sexta-feira, dia 5 de setembro, o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), José Ethan Barbosa, para uma visita à Escola Municipal Maria de Fátima da Silva Araújo/ Nina Nóbrega, localizada na Agrovila Campo Comprido.

A visita foi acompanhada pelo vice prefeito, Jacob Souto, pelo secretário de Relações Institucionais, Sávio Salvador, pelo secretário de Agricultura do Município, Willami Lucena, além da comitiva do INSA, Juscilene Araújo, tecnologista da área de produção vegetal e coordenadora do SARA, e Gabriela Negromonte, bolsista do projeto SARA e Engenheira Sanitarista Ambiental.

A vinda do diretor do INSA a Patos objetivou fazer uma avaliação da Escola Nina Nóbrega para a implantação do SARA - Saneamento Ambiental e Reuso de Água, um projeto que possui uma tecnologia inovadora, inspirada na economia circular que trata o esgoto doméstico de forma natural, eliminando até 99,9% dos patógenos e preservando nutrientes essenciais para o reuso na agricultura.

O vice-prefeito, Jacob Souto, informou que a gestão municipal já está definindo para quarta-feira (10) ou sexta (12) mais um encontro para discutir a implantação do SARA na escola Nina Nóbrega, uma vez que não terá nenhum custeio para o município já que trata-se de recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Ethan Barbosa explicou que o objetivo do INSA é territorializar as suas tecnologias sociais, expandir o conhecimento científico e técnico para os povos do semiárido resultando na promoção do bem-estar pleno e social dos povos.

Então, a gente está na Comunidade Campo Comprido trazendo uma tecnologia chamada SARA...reaproveitarmos todas as águas é chamado água totais de escolas ou de unidades familiares. Essa água entra no processo dos objetivos do desenvolvimento sustentável na questão da saúde, ambiental , do reuso de água e do aproveitamento na economia circular”, explicou.

O aproveitamento da água resulta na empregabilidade, fonte de produção para a escola, comunidade ou família dispersas no semiárido.

Ethan Barbosa ainda explicou que a implantação é de imediato, sendo que a escola oferece todas as condições para receber o projeto. A equipe técnica do INSA realizou as medições e adequabilidade para que até o final deste ano seja inaugurada a implantação do projeto na unidade escolar do Campo Comprido.

Secom - Prefeitura de Patos

Compartilhe: