O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, unidade integrante da rede estadual de saúde, registrou 247 atendimentos na urgência e emergência, entre as 18h da última sexta-feira (5) e a meia-noite do domingo (7). No mesmo período, foram realizadas 47 cirurgias, sendo 35 eletivas e 12 de urgência. Entre os procedimentos cirúrgicos, 32 foram oncológicos, oito ortopédicos, cinco vasculares, um de cirurgia geral e um urológico.
Nos três dias de plantão foram atendidas 81 pessoas na sexta-feira, 76 no sábado e 90 no domingo. Do total de atendimentos, 56 pacientes precisaram de internação para observação e cuidados posteriores.
As principais causas de procura pelo serviço foram: queixas de dores (47 casos), problemas decorrentes de quedas (41 ocorrências) e mordida de animais (15 casos). A unidade também atendeu 15 vítimas de sinistros de trânsito – 14 envolvendo motocicletas e uma bicicleta –, 11 pacientes com dispneia, 10 com mal-estar, cinco com Infarto Agudo do Miocárdio, três em crise nervosa, um com Acidente Vascular Cerebral (AVC), dois por tentativa de suicídio e um por ferimento com objeto perfurocortante entre outros motivos.
Das 15 vítimas de sinistros de trânsito, 10 eram de Patos. As demais eram oriundas de Desterro, Cacimba de Areia, São Bento e Teixeira. Entre os motivos das internações, estão infarto, AVC, fratura, desconforto respiratório, problemas vasculares, queimaduras, tontura, crises convulsivas e anemia, entre outros.
Assessoria