Alusivo ao Setembro Amarelo, o grupo de gestantes do Cras Matheus Leitão participou de uma atividade especial em parceria com o CAPS Infantil. O encontro foi marcado por conversas, trocas de experiências e uma dinâmica que reforçou a importância do cuidado com a saúde mental durante a gestação e o pós-parto.
As mulheres puderam compartilhar suas angústias, medos e expectativas. A dinâmica consistiu em estourar balões que continham palavras relacionadas a esse período, ajudando as futuras mães a ressignificar sentimentos e reforçar a valorização da vida.
A farmacêutica residente do CAPS Infantil, Clara Polyanna, destacou o quanto esse cuidado precisa começar desde o início da gravidez:
Nós, mulheres, muitas vezes nos sentimos sozinhas. A gente sempre traz essa questão da importância de cuidar da nossa saúde mental, porque o pós-parto muitas vezes é difícil para as mulheres. Então, a gente preza muito para que elas cuidem da saúde mental desde o momento em que descobrem que estão grávidas.”
A psicóloga do Cras, Raelma Késia, também ressaltou o impacto positivo do encontro:
Hoje nós tivemos um momento muito importante sobre o Setembro Amarelo, a valorização da vida. Foi um momento em que elas puderam expressar seus medos, suas angústias, com essa oportunidade de ressignificação.”
Para as gestantes, esse acompanhamento tem feito diferença na rotina. A participante Francisca Laianne, grávida do segundo filho, compartilhou sua experiência:
É muito bom pra gente, porque é uma experiência nova. Estou na segunda gestação e, no meu primeiro filho, não tive o acompanhamento que estou tendo hoje. Isso nos conforta e nos dá apoio. Tenho apoio dentro de casa e tenho apoio aqui no Cras, que é muito essencial. Nos ajuda bastante, tira muitas dúvidas. Em questão do kit, é muito bom porque a gente ganha muitas coisinhas que não precisa comprar. É uma ajuda boa para todas nós que estamos aqui, e a gente só tem a agradecer.”
Além do acolhimento, as gestantes acompanhadas pelo Cras recebem, próximo ao nascimento do bebê, o kit gestante, composto por itens como banheira, roupinhas, fraldas de pano, sabonete, pente e outros produtos que ajudam nesse momento especial.
O encontro reforçou que cuidar da vida também é garantir apoio, informação e acolhimento às mulheres nesse período tão importante.
Secom - Patos