Em mais um encontro realizado na noite de ontem, 16 de setembro, no auditório da antiga sede da Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Patos (SECULTE), juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, aprovou o texto do Plano Municipal de Cultura, que foi construído através de escutas públicas realizadas nos últimos meses com a participação de produtores culturais do município.
O objetivo é inserir o Plano Municipal de Cultura no Sistema Municipal de Cultura, que estará disponível nas plataformas oficiais do Ministério da Cultura (MinC), possibilitando a captação de mais recursos do Governo Federal para serem investidos em produções artísticas e movimentos culturais.
Pedro Leitão, secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Patos, destacou que o plano já vinha sendo debatido há dois anos e que atende a uma solicitação do Ministério da Cultura.
A gente está por demais feliz por ter aprovado este plano, que já vem desde a Conferência Municipal de Cultura sendo trabalhado, ouvidos os segmentos, em todos os setores, a Secretaria dando todo apoio nas audiências e, hoje, a gente aprova esse Plano Municipal de Cultura, que era uma necessidade do município e que o Ministério da Cultura vinha nos solicitando”, comentou Pedro Leitão.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Perla Alves, comemorou a aprovação do Plano Municipal de Cultura.
Estamos em um momento histórico no município de Patos. Ter conseguindo, de uma forma muito construtiva, aprovar o Plano Municipal de Cultura, que foi construído com vários segmentos culturais, várias escutas, várias propostas, é de grande valia o trabalho que o Conselho está tendo. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, na gestão de Pedro Leitão, vem correspondendo às nossas expectativas enquanto sociedade civil e a gente só tem o que comemorar”, concluiu Perla.
O Plano Municipal de Cultura agora segue para análise da legalidade do texto pela Procuradoria do Município, em seguida será encaminhado para o prefeito Nabor Wanderley, que enviará à Câmara de Vereadores de Patos, onde será colocado em votação.
Secom - Prefeitura de Patos