A Prefeitura Municipal de Patos publicou, na última quarta-feira (17), o Decreto nº 113/2025, que regulamenta o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago – Zona Azul – no município. A medida tem como objetivo principal melhorar a mobilidade urbana, democratizar o uso das vagas públicas e implementar novas tecnologias de gestão do estacionamento.
De acordo com o decreto, a Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h às 13h, em vias estratégicas da cidade.
Confira a lista das ruas:
- Avenida Epitácio Pessoa/Solon de Lucena;
- Avenida Barão do Rio Branco;
- Avenida Vidal de Negreiros;
- Rua Paulo Mendes;
- Rua Bossuet Wanderley;
- Praça Getúlio Vargas;
- Rua Pedro Firmino;
- Rua Floriano Peixoto;
- Rua Rui Barbosa;
- Rua Leôncio Wanderley;
- Rua Jeová Bezerra;
- Rua Peregrino Filho;
- Rua Dom Pedro II;
- Rua Vereador Joaquim Leitão;
- Rua Peregrino Carvalho.
A tarifa inicial foi fixada em R$ 2,00 por hora, podendo o usuário adquirir tíquetes referentes ao tempo que pretende permanecer estacionado. O pagamento poderá ser feito diretamente aos monitores de estacionamento rotativo, em dinheiro, PIX ou cartões de crédito e débito.
Estarão isentos do pagamento veículos oficiais em serviço, táxis, mototáxis e alternativos cadastrados no município, veículos de emergência e utilidade pública devidamente identificados, além de motocicletas quando estacionadas em áreas destinadas a elas.
A STTrans alerta que estacionar sem tíquete válido, utilizar credenciais de forma irregular ou permanecer além do tempo pago sujeitará o usuário às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O órgão também reforça que não se responsabiliza por furtos, roubos, danos ou quaisquer prejuízos aos veículos ou seus ocupantes nas áreas da Zona Azul.
Secom Patos