Patos

Ação do Ministério da Saúde leva exames e consultas especializadas a cidades-polo e regiões de difícil acesso; Campina Grande também recebe o programa nesta sexta-feira (17)

Patos, no Sertão paraibano, é um dos primeiros do estado a receber, a partir desta sexta-feira (17), os atendimentos nas carretas da Saúde da Mulher do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O lançamento em Patos acontece às 8h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, com a presença do ministro em exercício e secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, do diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, André Bonifácio, e da superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Fernandes.

Durante o Outubro Rosa, as carretas oferecerão exames de mamografia, coleta de citologia e consultas com especialistas, fortalecendo as estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer entre mulheres.

Logo depois, às 10h, o grupo participa da solenidade de início dos atendimentos também em Campina Grande, no Hospital de Amor, no bairro Dinamérica.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é ampliar a oferta de serviços especializados no SUS, reduzindo o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. O foco principal é levar atendimento a locais de difícil acesso e a cidades-polo, onde há pouca disponibilidade de especialidades médicas.

Além da Paraíba, a ação acontece simultaneamente em outros municípios de três estados e no Distrito Federal, com presença de representantes da pasta. Na semana passada, 15 carretas começaram a funcionar em 13 estados, marcando a primeira etapa da expansão nacional do programa.

Portal TV Sol

Compartilhe: