Patos

A Secretaria de Agricultura de Patos esteve, na manhã desta quarta-feira, dia 26 de novembro, na Comunidade Campo Comprido, para a realização de orientações para os agricultores de como eles devem produzir os alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

De acordo com Cláudia Morgana Soares, médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o SIM tem caráter orientativo para fazer com que as comunidades rurais produzam de uma forma mais higiênica e mais confiável os alimentos que irão chegar à mesa do consumidor da região.

As orientações são necessárias para que todos aqueles agricultores que produzem para concorrer à licitação, entrega de alimentos para merenda escolar ou propostas que saem para a CONAB e de outros órgãos, devam ter o cadastro no Serviço de Inspeção Municipal.

Nosso objetivo é fazer esse levantamento de comunidade, de produtores rurais, para que eles estejam aderidos e sejam, constantemente, capacitados para oferecerem esses alimentos", afirmou Cláudia Morgana que ainda explicou que, apesar de passos lentos, já consegue observar que o homem do campo produz esses alimentos e já tem um rendimento desses alimentos daquilo que está sendo oferecido.

Além das orientações, a equipe da secretaria de agricultura realizou cadastros dos que ainda não tinham conseguido a efetivação.

Segundo Cláudia, esse trabalho terá continuidade em outras comunidades rurais.

A Secretaria de Agricultura do município oferece o apoio ao Agricultor Familiar, ou seja, aqueles agricultores familiares que fornecem produtos de origem vegetal, como a carne, manteiga, queijo e vários outros itens que necessitam da certificação do SIM.

Assessoria 

Compartilhe: