
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, concluiu a primeira semana da Oficina de Férias, voltada para crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), pelo Projeto Incentivar e pela Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do município.
As atividades estão sendo realizadas no CRAS Mariana Alves (Jatobá) e no Espaço de Convivência do Ginásio Poliesportivo O Rivaldão, reunindo participantes referenciados pelos quatro CRAS do município em uma programação diversificada, educativa e acolhedora.
A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer vínculos familiares e comunitários e contribuir para o combate ao Trabalho Infantil, prática que tende a apresentar crescimento significativo durante períodos festivos e, principalmente, nas férias escolares, quando crianças e adolescentes permanecem por mais tempo afastados do ambiente escolar. Por meio das oficinas, são garantidos espaços seguros de convivência, aprendizado e proteção social.
Ao longo da primeira semana, foram ofertadas oficinas de dança popular, música, circo, pintura, circuito, cultura maker (confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis), judô e culinária. As atividades desenvolvidas também servirão como base para apresentações e exposições previstas para a culminância da Oficina de Férias, marcada para o dia 23, sexta-feira.
Além das oficinas, educadoras e facilitadores realizaram diariamente atividades lúdicas e educativas, abordando temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a importância dos nutrientes presentes nas frutas utilizadas na oficina de culinária, além de atividades físicas com circuitos, que estimulam o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças e adolescentes.
Com o início da segunda semana, a Oficina de Férias segue com programação intercalada entre os espaços, reforçando o compromisso da SEMUDESH com a proteção social, o cuidado e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Secom Patos