
O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças (SPSBD-GC) encerrou o ano de 2025 com resultados que reforçam a importância do acompanhamento contínuo das famílias no município de Patos. Ao longo do ano, 1.351 famílias fizeram parte do serviço, por meio de um trabalho que prioriza o cuidado, a orientação e o fortalecimento dos vínculos familiares a partir da gestação.
Durante esse período, foram realizadas 28.968 visitas domiciliares, momento em que os educadores sociais acompanham de perto a rotina das famílias, orientam sobre o desenvolvimento infantil e contribuem para a promoção de atividades que estimulam o cuidado, o vínculo e a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para crianças e gestantes.

O atendimento é realizado por meio do SPSBD-GC, que contempla gestantes e crianças de 0 a 6 anos, incluindo aquelas beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), garantindo um acompanhamento próximo, respeitoso e contínuo, especialmente para famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
Ao longo de 2025, o serviço passou por um processo de reordenamento e qualificação, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, contribuindo para o alinhamento das ações e a melhoria do fluxo de trabalho das equipes.

Como parte desse aprimoramento, o município também investiu na estruturação do serviço, com a entrega de celulares aos educadores sociais, utilizados no registro das visitas domiciliares, permitindo maior organização das informações, coleta de dados mais precisa e qualificação do acompanhamento das famílias.
Com os resultados alcançados em 2025, Patos encerra o ano acima da média municipal de atendimento, que é de 800 famílias acompanhadas, reafirmando o compromisso com as ações de proteção social e o cuidado integral com gestantes, crianças e suas famílias.
Assessoria