Patos

A programação de 2026 das atividades coletivas da Primeira Infância tem início nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Patos. As ações são voltadas às crianças acompanhadas pelo Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças (SPSBD-GC) e acontecem nos quatro CRAS do município, com foco no desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos familiares.

No CRAS Matheus Leitão, a atividade coletiva reuniu crianças e responsáveis em um momento de convivência, aprendizado e troca, com foco no uso consciente das telinhas na infância.

A ação destacou a importância do equilíbrio no contato das crianças com celulares, tablets e televisões, reforçando o papel da família na construção de rotinas mais saudáveis desde os primeiros anos de vida.

Já no CRAS Geralda Medeiros, a atividade teve como tema os sentimentos e emoções na primeira infância. Por meio de atividades lúdicas e de expressão corporal, as crianças foram estimuladas a reconhecer e expressar emoções, contribuindo para o desenvolvimento emocional.

Para as mães, o encontro também trouxe orientações parentais e atenção à saúde mental, aspectos essenciais para o cuidado e o desenvolvimento saudável das crianças.

As atividades, também realizadas nos CRAS Mariana Alves e Severina Celestino, são conduzidas pelas equipes técnicas dos CRAS, com acompanhamento das psicólogas de referência do PAIF, reforçando o compromisso com o cuidado integral na primeira infância. Ao longo de 2026, novas ações coletivas seguirão acontecendo nos territórios, ampliando o acesso das famílias a orientações, escuta qualificada e momentos de fortalecimento de vínculos.

Secom - Prefeitura de Patos

Compartilhe: