
A forte chuva de vento acompanhada de relâmpagos e trovões registrada no final da tarde desta quinta-feira (5), em Patos, provocou danos materiais pontuais, sobretudo na Zona Leste da cidade. Os bairros Salgadinho e São Sebastião foram os mais afetados, especialmente nas proximidades de concessionárias de motos — onde portas de vidro foram destruídas — e de uma concessionária de veículos, cujo teto desabou sobre alguns carros. Na rotatória do Atacadão, postes de iluminação pública foram derrubados pela força do vento.

Logo após a chuva de vento, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads) e da Defesa Civil se mobilizaram para agilizar os reparos e garantir a segurança da população, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e de bombeiros civis.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Patos, Everaldo Nunes, o monitoramento seguiu durante a noite e a madrugada.

Pelo nosso acompanhamento, verificamos que o maior impacto foi na Zona Leste, com queda de teto de loja, árvores, danos a veículos e postes de iluminação, inclusive com transformadores. Também houve registro de contêineres derrubados pela ventania, mas todos os casos envolveram apenas prejuízos materiais”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Alex Wagner, destacou que o levantamento dos danos foi iniciado imediatamente.

Desde o ocorrido, a Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Defesa Civil, está fazendo um diagnóstico da situação. Houve queda de algumas árvores, principalmente na Zona Leste, e estamos atuando com os demais órgãos competentes para que todas as medidas necessárias sejam adotadas com segurança e agilidade”, explicou.
Na alça Sudeste, onde acontece neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de fevereiro (sábado e domingo), um grande evento, alguns contêineres foram arrastados pela ventania. No entanto, foram registrados apenas danos materiais, sem prejuízo à estrutura de iluminação pública. As equipes do setor de iluminação da Seinfra atuam no local desde então, garantindo a normalização dos serviços.

A Prefeitura de Patos reforça que a situação está sob controle, não houve registro de feridos e todas as áreas afetadas seguem recebendo atenção contínua das equipes técnicas, assegurando tranquilidade e segurança à população.
Secom – Prefeitura de Patos