Patos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, unidade que integra a rede estadual de saúde, registrou grande movimento na urgência e emergência durante o plantão do fim de semana, entre os dias 6 e 8. No período, foram realizados 273 atendimentos, reforçando o papel da unidade como referência para Patos e os 89 municípios da região.

Além dos atendimentos clínicos, o hospital realizou 30 cirurgias, sendo 22 eletivas e oito de urgência. Do total de procedimentos, 23 foram oncológicos, cinco cirurgias gerais e duas vasculares, evidenciando a diversidade e a complexidade dos serviços ofertados.

Durante o fim de semana, a unidade atendeu 29 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 26 envolvendo motocicletas, uma com automóvel e duas com bicicletas, o que reforça o impacto dos acidentes viários na demanda hospitalar. Entre os dias 6 e 8, 44 pacientes precisaram ser internados após avaliação médica.

As principais causas de procura pelo serviço de urgência e emergência foram queixas de dores (52 registros), quedas (33 casos) e dispneia (12 atendimentos). Também foram registrados 10 casos de mordidas de animais, nove de mal-estar, cinco de intoxicação, quatro convulsões, quatro desmaios e quatro casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Houve ainda três atendimentos por agressão física, três casos de Traumatismo Crânioencefálico (TCE) e dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras demandas de menor frequência.

Em relação aos sinistros de trânsito, a maioria das vítimas era residente em Patos, com 22 atendimentos, mas o CHRDJC também recebeu pacientes dos municípios de Água Branca, Cacimba de Areia, Junco do Seridó, Matureia, Santa Terezinha, Quixaba e Teixeira, confirmando sua importância como unidade de referência regional. Mesmo diante da alta demanda, o hospital manteve o funcionamento regular dos serviços, assegurando atendimento contínuo à população.

Secom

 

Compartilhe: