
Aos 17 anos, a estudante e escritora Maria Clara Marques, de Patos, no Sertão da Paraíba, se prepara para lançar o segundo livro da carreira enquanto celebra uma conquista acadêmica de destaque: a aprovação em 1º lugar no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Intitulada Mãos que falam e transformam, a nova obra traz como temática central a surdez e propõe reflexões sobre inclusão, empatia e formas de comunicação que vão além das palavras. O livro destaca a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do respeito às diferenças, utilizando a literatura como ferramenta de conscientização social.
Ex-aluna do Colégio Cristo Rei, em Patos, Maria Clara sempre se destacou pelo compromisso com os estudos e pela dedicação à leitura e à escrita. Filha da professora Alexandra Marques e do corretor Jailson Marques, ela também compartilha o interesse pela literatura com o irmão, João Miguel Marques, que igualmente trilha o caminho da escrita. A família é reconhecida pelo incentivo constante à educação e à cultura.
Além do talento literário, a jovem concluiu o 3º ano do ensino médio em 2025 e alcançou o 1º lugar em Engenharia Civil na UFCG, resultado obtido por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A conquista reforça uma trajetória marcada por disciplina, inteligência e determinação.
Com sensibilidade e maturidade, Maria Clara Marques une excelência acadêmica e produção literária em uma fase decisiva da vida. Entre livros e cálculos estruturais, a jovem autora se consolida como um dos nomes promissores da nova geração em Patos, levando cultura e inspiração para além das salas de aula.
Portal TV Sol