
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) emitiu uma nota nesta quinta-feira (25) após uma ocorrência registrada na Presídoo de Patos, no Sertão do estado.

De acordo com a Secretaria, houve um confronto entre internos durante o período de banho de sol. A situação foi rapidamente controlada pelas forças de segurança, e dois detentos ficaram feridos com escoriações leves, sendo encaminhados para atendimento médico.
Ainda segundo a Seap-PB, os policiais penais de plantão iniciaram os protocolos de contenção imediatamente após a ocorrência e acionaram o Centro de Operações Penitenciárias (Copen), responsável pela coordenação da resposta operacional.

Também foram mobilizadas equipes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GPOE), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e servidores da própria unidade prisional.
A Secretaria informou que, após a atuação integrada das forças de segurança, a ordem foi restabelecida e os custodiados foram reconduzidos às celas.

O órgão acrescentou ainda que será realizado um levantamento dos possíveis danos materiais na estrutura da unidade e que as circunstâncias do caso serão apuradas, com adoção das medidas administrativas e legais cabíveis. O Poder Judiciário também foi comunicado.
Confira a nota oficial da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informa que, na manhã desta quinta-feira (25), houve um confronto entre internos no interior da Penitenciária Padrão de Patos, durante o período de banho de sol. A situação foi prontamente controlada pelas forças de segurança, com registro de dois feridos, com escoriações leves, encaminhados ao hospital.

Ao tomar conhecimento da ocorrência, os policiais penais de plantão iniciaram imediatamente os protocolos de contenção e acionaram o Centro de Operações Penitenciárias (Copen), que coordenou a resposta operacional. Também foram mobilizados o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GPOE), a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, além do apoio das equipes da própria unidade.
A atuação integrada das forças de segurança possibilitou o restabelecimento da ordem e da normalidade na unidade. Os custodiados foram reconduzidos às celas e a situação foi totalmente controlada.

A Secretaria informa ainda que está sendo realizado o levantamento dos danos materiais para avaliação da estrutura da unidade e que as circunstâncias da ocorrência serão devidamente apuradas, com adoção das medidas administrativas e legais cabíveis. O Poder Judiciário foi devidamente comunicado sobre o caso.
A Seap-PB reitera seu compromisso com a segurança do sistema prisional paraibano, com a preservação da ordem nas unidades prisionais e com a adoção de medidas firmes para garantir a estabilidade e a normalidade no ambiente carcerário.

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária