Policial

As forças de segurança da Paraíba deflagraram, na manhã desta quinta-feira (2), a “Operação Proteção”, com foco no combate a duas facções criminosas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas no município de Santa Luzia, no Sertão.

Ao todo, foram cumpridas 22 ordens judiciais em Santa Luzia e João Pessoa, sendo 18 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão.

A ação foi realizada pela Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio do Corpo de Bombeiros, e teve como alvo organizações criminosas responsáveis por crimes de homicídio, tráfico de drogas e armas. A operação foi coordenada pela Delegacia de Santa Luzia, vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos, em conjunto com o 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos e o 4º Batalhão de Bombeiro Militar.

De acordo com a Polícia Civil, cerca de 150 policiais civis e militares participaram da ofensiva, incluindo equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Delegacia de Roubos e Furtos de Patos (DRF), Delegacia de Teixeira, Delegacia de São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), 1ª DD de Patos e da 3ª Superintendência de Patos.

O delegado Rodrigo Monteiro, Delegado Seccional de Patos, explicou que o objetivo é desarticular os grupos que vinham atuando na região.

A operação busca atingir duas organizações criminosas que atuam em Santa Luzia. Esses grupos estão sendo investigados por crimes de homicídio, tráfico de drogas e armas”, afirmou.

O tenente-coronel Esaú, da Polícia Militar, destacou a importância da atuação conjunta.

As ações integradas visam fortalecer o combate à criminalidade na região de Santa Luzia e ampliar o status de tranquilidade na região”, declarou.

Já o delegado Eduardo Luna, titular da Delegacia de Santa Luzia, informou que os alvos estavam localizados em diferentes pontos da cidade.

As ações ocorreram nos bairros do Monte e Vila, em Santa Luzia, e fazem parte de uma investigação decorrente da operação realizada no mês de abril de 2025, que resultou em várias prisões e apreensão de drogas e armas”, disse.

As forças de segurança reforçaram que a Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, tem atuado com rigor e eficiência na elucidação dos crimes, prisão dos envolvidos e desarticulação de facções criminosas que ainda tentam se instalar na região.

Segundo os levantamentos, após a operação realizada em abril deste ano, Santa Luzia ficou cinco meses sem registro de homicídios. O último caso aconteceu em 12 de setembro, motivado por disputas entre grupos rivais ligados ao tráfico de drogas, e já foi elucidado pela Polícia Civil.

Esta é a terceira grande operação das forças de segurança em Santa Luzia nos últimos 11 meses, período em que foram efetuadas várias prisões, incluindo investigados que já foram condenados pela Justiça.

Portal TV Sol com informações da 15ª DSPC

Compartilhe: