A Polícia Civil da Paraíba, por meio das ações investigativas conduzidas pelas Delegacias de Homicídios e Entorpecentes (DHEs), alcançou um dos maiores índices de elucidação de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do país. Segundo dados da Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados (DIEST), vinculada à Delegacia-Geral da Polícia Civil (PCPB), as dez maiores cidades paraibanas apresentam uma média de 78% de esclarecimento de homicídios, feminicídios, latrocínios e mortes por intervenção policial — crimes que compõem o grupo das MVIs.
O resultado consolida a Paraíba como o estado que mais elucida MVIs nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com estudo do Instituto Sou da Paz, de São Paulo.
De janeiro a junho deste ano, João Pessoa registrou 132 casos de MVIs, sendo 75 já esclarecidos pela Polícia Civil — índice de 57%. Em Campina Grande, segunda maior cidade do estado, 24 crimes foram registrados, com 19 solucionados (79%).
Na sequência, aparece Santa Rita, com 33 dos 55 casos elucidados (60%), e o município de Patos, onde todos os dez registros já foram solucionados, atingindo 100% de elucidação.
Em Bayeux, na Região Metropolitana da capital, foram 22 MVIs, e 21 deles solucionados, o que representa 95%. Já em Sousa, no Alto Sertão, 13 dos 14 casos registrados também foram esclarecidos (93%).
Na cidade portuária de Cabedelo, também na Grande João Pessoa, foram 20 MVIs, com 15 elucidados (75%). Em Cajazeiras, nove crimes foram registrados e cinco solucionados (56%).
Fechando a lista, Guarabira teve 13 casos, dos quais 11 foram esclarecidos (85%), e Sapé, 11 registros, com nove elucidados (82%).
A DIEST realiza o monitoramento contínuo dos dados estatísticos da Polícia Civil, refletindo o trabalho integrado das DHEs em todo o estado, que têm se destacado pela eficiência nas investigações e pela rapidez na resposta à sociedade paraibana.
Portal TV Sol com informações da Assessoria PCPB