Política

Os vereadores patoenses, Josmá Oliveira (Patriota) e Nandinho (Avante) protocolaram requerimentos na Câmara de Vereadores Municipal solicitando a inclusão dos profissionais da imprensa de Patos no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Os requerimentos foram apresentados em diferentes datas e, ambos os parlamentares, destacaram a importância do trabalho realizado por jornalistas e assistentes de produção na cobertura da pandemia do novo coronavírus no munícipio.

Josmá apresentou o requerimento no dia 18 de maio. De acordo com ele, a inclusão dos profissionais na plano de vacinação do município não acarretará grande diferencial na quantidade de imunizantes disponíveis para outros grupos prioritários.

Eu tenho encontrado com profissionais da imprensa dentro do hospital. O pessoal tá indo lá fazer matérias de interesse público, informar a sociedade e correndo risco de se contaminar. E, por que não priorizar esses profissionais na prioridade da vacinação? É um grupo pequeno que não vai fazer grande diferença na quantidade de vacinas. E nós estamos imunizando esses profissionais que estão cobrindo toda a pandemia aqui na cidade de Patos”, argumentou.

Durante a sessão do último dia 10 de junho, o vereador Nandinho apresentou um novo requerimento solicitando a Secretaria da Saúde do estado vacinação para os profissionais da imprensa de todo o estado em caráter de urgência diante do aumento de casos da doença. No documento, o parlamentar considerou um decreto federal que considera o trabalho da categoria como serviço emergencial.

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Paraíba é o estado com mais mortes de jornalistas por Covid-19

De abril de 2020 a março de 2021, sete jornalistas morreram na Paraíba contaminados pelo novo coronavírus, segundo apontou relatório feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). O estado lidera o número de mortes na região Nordeste, a frente do Ceará e Sergipe, ambos com cinco mortes em um ano de pandemia, Pernambuco, Bahia e Maranhão com quatro mortes, Alagoas e Piauí com três e o Rio Grande do Norte com duas mortes de jornalistas.

O número pode ser ainda maiores na Paraíba visto que nos meses de abril e maio desse ano, outros profissionais jornalistas faleceram pela doença, a exemplo do jornalista Eduardo Carneiro, de 51 anos, que morreu no dia 1º de maio, em João Pessoa, após cerca de 60 dias internado. Já, no dia 14 de maio, a jornalista e gestora escolar, Adriana Braz, também morreu vítima de Covid-19, em Campina Grande.

Em 2021, até 2 de junho, foram registradas 155 mortes de jornalistas por COVID em todo o país, num período de 153 dias, representando um aumento de 277% na média mensal de mortes no comparativo com o ano de 2020.

 

Compartilhe: