Política

No final da tarde desta quarta-feira, dia 20, o prefeito do município de São Mamede, Sertão paraibano, Dr. Umberto Jefferson (DEM), concedeu entrevista no programa Polêmica, na Rádio Espinharas, para falar sobre a administração que se tornou referência de prosperidade na região de Patos.

Em poucos meses, a gestão do prefeito Jefferson conseguiu pagar mais de um milhão de reais dos precatórios aos professores da rede municipal. O anúncio do pagamento foi feito no Dia do Professor e em breve os docentes estarão recebendo os valores nas suas contas. O prefeito relatou que o projeto de pagamento foi garantido em lei aprovada na Câmara Municipal de São Mamede e também em homologação de acordo no Poder Judiciário.

Outro destaque de positividade em São Mamede diz respeito à saúde. O pequeno município conseguiu zerar as cirurgias eletivas através de ações no Hospital Municipal. Houve implantação de base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a cidade dispõe de três novas ambulâncias, unidade de atendimento móvel odontológico e uma ambulância tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São Mamede também é uma das únicas cidades da região que dispõe de frota própria de automóveis para atender as diversas secretarias e, com isso, aboliu a locação de veículos. 

Em relação a coleta e destinação dos resíduos sólidos, São Mamede também está na frente. O aterro sanitário é administrado pelo Município e a gestão dispõe de caminhão próprio para realizar a coleta de lixo em toda a cidade. Na região, São Mamede é a única cidade que dispõe de aterro e agora está sendo construído um galpão para separação do lixo e que irá beneficiar dezenas de famílias que tiram parte do sustento na coleta de material reciclado.

Na questão de infraestrutura de pavimentação, o município conseguiu construir a alça viária, em parceria com o Governo do Estado, que facilitou o tráfego de caminhões e veículos que se deslocam para outras regiões e antes tinha necessidade de adentrar na cidade. O município conseguiu também a pavimentação de várias ruas da cidade que antes enfrentavam dificuldades. Ainda na área de infraestrutura, a gestão adquiriu uma máquina perfuratriz que vem garantindo perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais carentes. A máquina e os equipamentos complementares custaram quase um milhão de reais e foram adquiridos com recursos próprios.

Uma reivindicação dos moradores também foi atendida no setor de esgotamento sanitário. Através de parceria público-privada a gestão resolveu o esgoto antes localizado no setor conhecido por “Campo da Carioca”. No espaço foi feito canal e também construído local de lazer público.

No setor de habitação, São Mamede está construindo quase 90 unidades habitacionais às margens da BR 230 em área nobre do Município. As casas populares estão sendo construídas com recursos próprios. O conjunto habitacional Jardim São Mamede dispõe de pavimentação e rede de água e energia elétrica.

 



Jozivan Antero/Polêmica Patos

Compartilhe: