Política

Em alusão ao Dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher - a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) irá promover uma Sessão Especial com o objetivo de debater dificuldades enfrentadas pelas mulheres para terem direitos básicos garantidos. O tema foi proposto pela deputada Dra. Paula, através do Requerimento 16/2023 apresentado durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (7).
 
Na oportunidade, também serão debatidos projetos em defesa da mulheres. O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destaca que nos últimos anos a Casa Epitácio Pessoa aprovou diversos projetos em defesa dos direitos femininos, a exemplo do PL 2.319/2020, de autoria da deputada Camila Toscano, que estabelece incentivos para as atividades econômicas lideradas por mulheres no Estado da Paraíba, e o 2.738/2021, de autoria do deputado Jutay Menezes, que garante às mulheres mastectomizadas a realização de fisioterapia visando a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.  
 
Com relação à sessão especial, que a acontecerá na tarde desta quarta-feira, a partir das 15h, a deputada Drª Paula ressalta que, mesmo diante de inúmeros desafios, a data também serve para comemorar os avanços e as políticas públicas elaboradas, apresentadas e conquistadas. “O dia 8 de março também é um dia para celebrar as conquistas, que sempre foram tão suadas. É um momento para lembrar que, por causa dessas manifestações, hoje as mulheres podem votar e serem votadas, inclusive, representar sua comunidade, ser independentes e terem suas carreiras próprias”, afirmou.

“O que assistimos são muitos feminicídios”, denunciou a deputada Jane Panta. Na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, a parlamentar cobrou união de todos os que integram o Legislativo paraibano para a elaboração de leis e políticas públicas que possam por fim às mortes violentas de tantas mulheres. “Na Paraíba, todos os dias, temos casos de feminicídios e pouca solução. Eu me sentiria honrada se neste mês esta Casa tomasse como debate principal o que nós podemos fazer para ajudar as nossas mulheres paraibanas”, reivindicou Jane Panta.  

Durante a sessão, a deputada Francisca Motta apresentou o Projeto Entre Elas, que pretende promover debates, em seu gabinete, nas quintas-feiras deste mês de março com mulheres especialmente convidadas. Segundo ela, o objetivo é abrir espaço para que estas mulheres possam colocar suas impressões sobre temas ligados a mulher, inclusive projetos que poderão ser implementados.

HOMENAGEM A MANOEL JÚNIOR

Ainda durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira, os deputados prestaram homenagens ao prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior, que faleceu no dia 28 de fevereiro, por complicações em decorrência de um câncer. “Não podemos deixar de registrar essa perda que tivemos, desse homem que muito representou a Paraíba. Manoel Junior deixa uma lacuna em todo o estado, principalmente em sua terra natal. Pedras de Fogo e todos nós estamos, ainda, de sentimento com a perda daquele grande homem”, destacou o deputado Branco Mendes.

Wallber Virgolino ressaltou a amizade que mantinha com o ex-prefeito. “Além de político já conhecido pela sua competência, foi um grande amigo”, relembrou Virgolino.

Natural de Pedras de Fogo, Manoel Junior era médico, foi prefeito de Pedras de Fogo por quatro mandatos, deputado estadual, vice-prefeito de João Pessoa e exerceu por três mandatos consecutivos o cargo de deputado federal pelo estado da Paraíba.

 

Assessoria 

Compartilhe: