Política

Deputado afirmou que pretende priorizar discussões sobre 'homeschooling' e a pauta da violência nas escolas. Veja eleitos nas comissões da Casa

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito, nessa quarta-feira (6), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O parlamentar, que está em licença-paternidade, recebeu 22 votos de um total de 37 — outros 15 foram em branco. Ele substitui o cearense Moses Rodrigues (União) no comando do grupo.

Nós vamos fazer uma comissão bastante plural, no sentido de debate de ideias, com audiências públicas para ter, também, a presença da sociedade civil, que acredito ser muito importante", afirmou Ferreira em um vídeo enviado à Comissão.

Segundo O Globo, a eleição de Ferreira para o posto foi acordada entre líderes partidários, com aval do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A Comissão terá orçamento de R$ 180 milhões, o sexto maior montante entre as 30 comissões permanentes da Câmara.

A escolha do deputado, que é vinculado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos filhos dele, provocou uma série de críticas na Casa Legislativa.

Ativista pela Educação, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) lamentou a indicação de Ferreira, especialmente devido à polarização ideológica que envolve as pautas educacionais.

 Me entristece saber que a gente está apequenando esse espaço tão importante e tão estratégico para o nosso País, que é o do debate educacional com essa pequenez dessa polarização, e ter alguém que vai estar aqui para lacrar, defender uma pauta extremista e não entende nada de sala de aula", declarou a parlamentar.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) foi outra que contestou a indicação de Ferreira para a presidência da Comissão. Segundo ela, o político não possui conduta ilibada e não faz jus ao mandato.

 Ele é réu no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em função de um vídeo que gravou de uma estudante de 14 anos que estava utilizando o banheiro", lembrou ela. "E também foi condenado em segunda instância a pagar R$ 30 mil à deputada Duda Salabert porque também foi transfóbico", acrescentou.

Já a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) lembrou que, no ano passado, no Dia Internacional da Mulher, o deputado vestiu uma peruca durante um discurso na tribuna como forma de tentar assumir o lugar de fala das mulheres.

Ele deveria ter sido cassado pelo Conselho de Ética pelo desrespeito às mulheres no 8 de março", disse ela.

O deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) saiu em defesa de Ferreira alegando que os posicionamentos políticos do deputado devem ser respeitados. Além disso, ele afirmou que o novo presidente deve ponderar sua posição ideológica no comando do grupo.

 Cada um desses deputados que estão aqui tem uma posição político-ideológica. Cabe ao presidente ponderar, nessa condição, com legitimidade, e saber exercer o cargo que estará ocupando", afirmou o parlamentar.

'HOMESCHOOLING' E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Em seu discurso gravado, Nikolas Ferreira afirmou que pretende pautar o "homeschooling" — educação domiciliar — e o tema da violência nas escolas.

Este é um ano muito importante para a educação do nosso País. Temos a votação do Plano Nacional de Educação e debateremos, também, o 'homeschooling' e a questão da violência dentro da sala de aula", pontuou.

Dentre as atribuições, a Comissão de Educação trata da Educação em geral, como política e sistema educacional, aspectos estruturais, funcionais e legais, direito à Educação e recursos humanos e financeiros para o setor.

PRESIDENTES DE COMISSÕES

Veja, a seguir, a lista de parlamentares escolhidos para presidir Comissões na Câmara dos Deputados.

Lucas Ramos: presidente da Comissão de Trabalho

Pedro Aihara: presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Pessoa Idosa

Glauber Braga: presidente da Comissão de Legislação Participativa

Pastor Eurico: presidente da Comissão de Previdência

Daiana Santos: presidente da Comissão de Direitos Humanos

Aliel Machado: presidente da Comissão de Cultura

Weliton Prado: presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Fabio Schiochet: presidente da Comissão de Defesa do Consumidor

Alberto Fraga: presidente da Comissão de Segurança Pública

Antonio Carlos Rodrigues: presidente da Comissão do Esporte

Josenildo: presidente da Comissão de Indústria e Comércio

Caroline de Toni: presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Lucas Redecker: presidente da Comissão de Relações Exteriores

Danilo Forte: presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Dr. Francisco: presidente da Comissão de Saúde

Mário Negromonte Jr.: presidente da Comissão de Finanças e Tributação

Gilberto Abramo: presidente da Comissão de Viação e Transportes

Vicentinho Júnior: presidente da Comissão de Agricultura

Fonte: Câmara dos Deputados

Compartilhe: