
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta se reuniu, na manhã desta terça-feira, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar do andamento do Ramal Piancó, obra considerada estratégica para o abastecimento hídrico do Sertão da Paraíba. O projeto prevê a chegada das águas do Rio São Francisco ao Vale do Piancó, beneficiando diretamente os municípios atendidos pelo sistema Coremas – Mãe d’Água.

Durante o encontro, Motta destacou que o Ramal Piancó representa "uma correção histórica no projeto de transposição, ao incluir uma região que havia ficado fora da proposta original". A obra foi incorporada ao Programa de Aceleração do Crescimento após articulação junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Ministério da Integração.
De acordo com Hugo Motta, o projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental.

As audiências públicas estão previstas para o início do mês de março e, após essa etapa, a expectativa é de emissão da licença prévia pelo IBAMA, o que permitirá a publicação do edital de licitação.”, enfatizou. A previsão do parlamentar é de que as obras possam ser iniciadas ainda este ano.
Segundo Motta, o objetivo é garantir as condições financeiras necessárias para viabilizar a execução do empreendimento. O investimento estimado é da ordem de R$ 400 milhões.

Estamos garantindo, no âmbito do Parlamento, parte significativa dos recursos necessários para viabilizar esse projeto, que permitirá enfrentar de forma estrutural o problema da escassez de água em uma ampla área do Sertão paraibano. Tenho plena confiança de que, com a determinação do Governo Federal e com a nossa atuação firme no Congresso, vamos concretizar o sonho histórico do povo sertanejo: perenizar o Rio Piancó, assegurar que o sistema Coremas–Mãe d’Água continue recebendo água independentemente do regime de chuvas e garantir segurança hídrica para milhares de famílias.”, concluiu.
Assessoria