Vale do Piancó

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), está instalando 200 Sistemas Singelos de Abastecimento de Água em comunidades rurais, em 20 municípios do Vale do Piancó. A ação beneficia aproximadamente 10 mil habitantes, num investimento de R$ 11,5 milhões, com recursos próprios do Estado.

O objetivo da iniciativa é substituir os antigos sistemas movidos a cataventos ou a energia convencional, por equipamentos acionados com energia fotovoltaica (solar). Dos 200 poços contratados, 120 já foram entregues e os 80 restantes estão em execução, com previsão de conclusão até o próximo mês de abril.

De acordo com o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga,

esta é uma ação importante, que visa atender uma demanda reprimida do Vale do Piancó, solicitada pelos gestores municipais e associações de moradores e soma-se aos demais programas desenvolvidos no Estado, dentre eles, o Procase, que atende as regiões do Cariri e do Curimataú, o Projeto Cooperar também em execução, com perfuração de poços e construção de cisternas, além do Programa Água Doce (Pad) e o Programa Água para Todos, presentes em todas as regiões do Estado, levando água de qualidade e contribuindo para melhoria da vida dos paraibanos”.

A instalação consiste inicialmente com estudo de irradiação solar, que ocorreu em julho de 2022. Em seguida, foi realizada a locação de poço tubular profundo, com 50 metros em média; teste de vazão, análise da água e instalação do kit fotovoltaico, composto por seis módulos de 340 watts, um inversor de frequência com 2.2 kwatts e uma bomba submersa, com capacidade de vazão de até aproximadamente 2 mil litros d’água por hora, um reservatório com capacidade para cinco mil litros, uma adutora com 32 mm de diâmetro e um clorador de pastilha, garantindo maior eficiência na distribuição.

A presidente da comunidade LGBT de Itaporanga, Vitória Diniz, revelou que está muito satisfeita com a instalação do sistema que,

vai mudar a vida da comunidade”.

 Vitória agradeceu a toda a equipe do Governo do Estado pela implantação do serviço.

O morador da comunidade Cabaceira, no município de Curral Velho, José Rodrigues agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa, que, segundo ele, vai ajudar muito a comunidade, com a utilização de água de boa qualidade e sem custo para a população.

Estão sendo contemplados inicialmente os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Secom

Compartilhe: